terça-feira, 19 de julho de 2011

BCU Brasil promove Campanha do Agasalho !


Neste inverno, para cada novo cliente do BCU Brasil no mês de julho, o BCU irá doar um agasalho para uma instituição de caridade.
Além de fazer uma campanha do agasalho para quem quiser doar roupas e cobertores neste inverno.
Coleta de células-tronco do cordão umbilical!
O potencial das células-tronco para o tratamento de doenças é o que há de mais avançado na medicina regenerativa.
As células-tronco do cordão umbilical são as mais puras, por não terem sofridos nenhuma interferência do meio externo, como estresse, medicamentos, etc.
Por que o BCU-Brasil?
É o maior banco privado de coleta e armazenamento de células-tronco no Brasil e na América. Possui equipamentos de última geração e corpo técnico com mais de 10 anos de experiência em criogenia. Conta com mais de 40 escritórios espalhados por todas as regiões do país. Atualmente mais de 25 mil clientes já garantiram uma experiência a mais para a saúde do seu filho no futuro.
Entre em contato conosco! Confira nossos preços especiais. E guarde uma esperança a mais para o seu filho!
BCU Brasil:Rua Dr. Zuquim, 798 - Santana - São Paulo - SP Tel.: (11) 2950.0141 E-mail.: bcubrasil@bcubrasil.com.br

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Para que serve o H.L.A - Antígeno de Histocompatibilidade

O sangue do cordão Umbilical é 100 % compatível com ele mesmo e pode haver compatibilidade com irmãos ou membros da mesma família.


O exame de HLA, revela se você tem anticorpos que atacariam as células de um determinado doador, no caso de um transplante. Se der positivo, esse doador é conta-indicado para você.


Compatibilidade HLA (Histocompatibilidade) 

Compatibilidade HLA, anticorpos e você 
O propósito deste folheto é ajudar os pacientes a entenderem sobre compatibilidade tecidual e produção de anticorpos. Uma vez que compatibilidade e anticorpos podem ter um papel importante nos transplantes, acreditamos que deveríamos tomar algum tempo para explicar alguns conceitos básicos e idéias importantes para o transplante renal.

O que é compatibilidade HLA?

Quando duas pessoas compartilham os mesmos Antígenos Leucocitários Humanos (abreviação em inglês = HLA) diz-se que elas são compatíveis, isto é, seus tecidos são imunologicamente compatíveis. HLA são proteínas que se localizam na superfície de todas as células do organismo

Existem três grupos de HLA que são: HLA-A, HLA-B e HLA-DR. Em cada um desses grupos existem muitas proteínas HLA específicas e diferentes. (Por exemplo, existem 59 diferentes proteínas HLA-A, 118 HLA-B e 124 HLA-DR). Cada um desses HLA tem uma designação numérica, por exemplo, HLA-A1, HLA-A2 e assim por diante.

No diagrama abaixo podemos ver como as crianças herdam de seu pai/ mãe, 1 HLA em cada grupo,

Se duas crianças herdam exatamente o mesmo HLA de seus pais, dizemos que elas são "HLA idênticas", enquanto que outra criança da mesma família pode herdar uma combinação diferente:

Este filho não é compatível com seu/sua irmão/irmã

É importante saber que o HLA é herdado "em conjunto" de 3 grupos de HLA A,B,DR. Este grupo é conhecido como haplotipo. Abaixo você poderá notar que o pai tem 2 haplotipos HLA distintos

Você herda um haplotipo do pai e outro da mãe. Existem portanto um total de 4 combinações diferentes dos haplotipos dos pais

Há uma regra básica na herança do HLA. A regra é: "Você tem 25% de chance de herdar os mesmos 2 haplotipos como qualquer outro seu irmão; 25% de chance nenhum dos haplotipos de seus irmãos e 50% de chance de compartilhar pelo menos 1 haplotipo com seus irmãos". Portanto você tem 1 em 4 chances de ser idêntico com seu irmão.

Após a determinação de sua tipagem HLA há um segundo teste que indicará se existe uma reatividade específica entre seu doador e você. Este teste se chama "crossmatch".

O que é o crossmatch?

O crossmatch é um teste que determina se o receptor tem anticorpos contra o potencial doador. Anticorpo é uma proteína, presente no soro, que pode lesar as células do doador atacando o HLA. O anticorpo somente lesará as células do doador se for específico para um HLA do doador em particular. Nem todos tem anticorpos contra HLA.

Para se fazer o crossmatch mistura-se uma pequena quantidade de soro do receptor com uma pequena quantidade de glóbulos brancos do provável doador. Se o paciente tiver anticorpos contra o HLA do doador, as células do doador serão lesadas (morrem) e este crossmatch é chamado de positivo. Um crossmatch positivo representa uma forte contra-indicação ao transplante, pois significa que o receptor tem condições para atacar as células do doador, e poderá, da mesma maneira atacar o rim transplantado.

Note que o anticorpo do paciente se "encaixa" no HLA do doador tal como uma chave na sua fechadura. Isto significa que, de algum modo, o paciente desenvolveu anticorpos contra o tipo de HLA do doador.

Existem várias maneiras de um paciente desenvolver anticorpos contra HLA do doador. As mais comuns são: transfusões de sangue, transplantes anteriores e gravidezes. Assim o que queremos é que o crossmatch seja negativo o que indica que o paciente não tem anticorpos contra aquele doador em particular e portanto pode receber um rim dele.

Já que você pode desenvolver anticorpos contra HLA após uma transfusão de sangue é muito importante que seu médico envie ao Laboratório de Histocompatibilidade, uma amostra de seu soro, para substituir a anterior, no máximo 15 dias após receber uma transfusão de sangue. Isto evita que você receba um rim de um doador contra o qual você desenvolveu anticorpos. Caso contrário você poderá ter uma forte rejeição ao rim transplantado, chamada rejeição hiperaguda.

O que é "Porcentagem de Anticorpos Reativos" (PRA ou PAINEL)
O PRA representa a quantidade de anticorpos contra HLA presente no soro do paciente. Como afirmamos anteriormente, o paciente pode ter anticorpos contra HLA como resultado de transfusões de sangue, um transplante prévio, e/ou gravidez. O PRA é determinado testando-se o soro do paciente em um "painel" de células representando 60 tipos diferentes de HLA. Se o soro do paciente "matar" 30 células, de um painel de 60 células, diz-se que seu PRA (ou Painel) é 50%. Este exame é repetido a cada 6 meses, sempre com uma amostra nova de soro.

Além de determinar quanto anticorpo o paciente tem, nós precisamos saber qual é sua especificidade para um determinado HLA. Por exemplo, se você receber uma transfusão de sangue de um doador com HLA-A2, você poderá desenvolver anticorpo anti-A2. Este é um anticorpo específico. Algumas pessoas podem ter um ou dois anticorpos específicos enquanto outras podem ter numerosas especificidades. Quanto maior for a quantidade de especificidades que você tiver mais difícil será de encontrar um doador.

Portanto o PRA nos fornece dois tipos de informação sobre o soro do paciente: 

Qual a quantidade de anticorpos presentes no soro 


Qual a especificidade desses anticorpos. 


DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

Meus anticorpos podem mudar?
Sim. O nível de anticorpos HLA pode ficar alto após uma transfusão para a seguir decrescer significantemente alguns meses depois.

Porque eu preciso trocar meu soro no laboratório a cada 6 meses para repetir o PRA mesmo sem ter tomado nenhuma transfusão?
Algumas vezes um paciente pode ter anticorpos que "simulam" anticorpos anti-HLA. Mesmo não sendo anticorpos perigosos fica difícil para nós determinar a causa da produção desses anticorpos. Algumas vezes uma infeção de garganta pode causar a produção de anticorpos que podem se confundir com anti-HLA. Portanto é muito importante monitorar semestralmente sua amostra de soro e correlacionar a produção de anticorpos com eventos médicos - tais como as infeções, uso de medicações, etc.

Se eu e meu irmão temos o mesmo grupo sanguineo então porque não temos o mesmo HLA?
O sistema genético do grupo sanguineo ABO e o sistema genético do HLA não são herdados conjuntamente. Da mesma forma que seu gem para cor dos olhos é separado dos genes para o grupo sanguineo assim acontece para o HLA. Cada um desses genes são herdados separadamente.

Quais são as chances de meu primo ou de meu amigo serem compatíveis comigo?
Claramente, quanto mais distante for um potencial doador de seus familiares mais diretos (pais, irmãos) menor a probabilidade de ser compatível com você. No caso de seu primo, sua chance de ser idêntico é de 1/16. No caso de um amigo, suas chances variam de acordo com o seu tipo HLA, mas de modo geral são muito pequenas.



*Este material foi adaptado (com autorização) do site da Central de Transplantes de São Paulo, a qual traduziu e adaptou a partir da University of Michigan Medical Center.
Department of Pathology - Histocompatibility Laboratory.
3232 Medical Science - 1150 W Medical Center Drive.
Ann Arbor, MI 48109-0602 - USA